Páginas

UFPa - CRITÉRIOS DO PROCESSO SELETIVO 2012

29 de nov de 2011

CRITÉRIOS DO PROCESSO SELETIVO 2012

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será novamente adotado como primeira fase do PS 2012 da UFPA, mas desta vez a nota será padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (INEP), com critérios ligados ao Enem.
Os critérios de eliminação dos candidatos foram mantidos em relação a ano passado. Os candidatos não podem tirar nota menor que quatro na redação do Enem, nem zerar nenhuma área de conhecimento no exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que dois zeros nas disciplinas e devem ter 30% de acerto na avaliação.
PROVA DA SEGUNDA FASE
ESTRUTURA DA PROVA
A prova será composta de 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos referentes a 11 disciplinas do Ensino Médio, com 5 questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato dentre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão). Os conhecimentos exigidos corresponderão às 4 diferentes áreas apresentadas na Matriz de Referência do ENEM 2011 e às Leituras Recomendadas.
CARTÃO RESPOSTA
Para cada questão da prova haverá 5 opções de resposta, identificadas por (A), (B), (C), (D) e (E). Apenas uma responderá corretamente à questão. O candidato deverá assinalar as respostas da prova no Cartão-Resposta com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
Não serão computadas as questões cujas alternativas estiverem sem marcação, com marcação a lápis (grafite), com mais de uma alternativa marcada e com o uso de corretivo. Uma vez entregue pelo fiscal de sala, o Cartão-Resposta é de inteira responsabilidade do candidato e não deverá ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos campos destinados às respostas, sob pena de o candidato arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.
O Cartão-Resposta só será substituído se nele for constatada falha de impressão ou se os dados nele contidos não corresponderem aos do candidato. Será de exclusiva responsabilidade do candidato a certificação de que o cartão que lhe for entregue no dia da prova é realmente o seu. O Cartão-Resposta será o único documento considerado para a correção das provas objetivas. O boletim de questões deve ser usado apenas como rascunho e não valerá, sob hipótese alguma, para efeito da correção.
CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO
Estará automaticamente eliminado do PS UFPA 2012 o candidato que faltar à prova do Enem 2011; obtiver nota bruta igual a zero em uma ou mais das 4 áreas do Enem 2011; obtiver nota inferior a 400, na Redação (1ª fase), numa escala de 0 a 1000; obtiver nota bruta inferior a 30% de acerto do número total de questões da prova da 2ª fase; obtiver nota bruta igual a zero em 3 ou mais disciplinas da prova da 2ª fase; ou não alcançar o mínimo de pontuação para a classificação exigida neste edital.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
O desempenho dos candidatos do PS UFPA 2012 será construído com base nas Notas Gerais (NG) obtidas nas duas fases do concurso: ENEM 2011 (1ª Fase) e Prova Objetiva da UFPA (2ª Fase).
NG (Nota Geral) = nota do Enem + prova da UFPA
NPG1 (Nota do Enem 2011) resultará da média aritmética das notas padronizadas e disponibilizadas pelo INEP/MEC das quatro áreas e da nota da redação, referentes à nota do Enem 2011.
NPG2 (Nota da prova da UFPA) será obtida com base nas 11 disciplinas
Para efeito do cálculo das Notas Padronizadas serão consideradas as seguintes medidas:
I- nota bruta (corresponde ao número de acerto) em cada disciplina, observado que cada questão vale 1 (um) ponto.
II- média de acertos das notas brutas em uma determinada disciplina:
III- desvio-padrão das notas brutas em uma determinada disciplina;
IV- nota padronizada em cada disciplina (NP1,NP2,…,NP11)
V- nota padronizada geral para a 2ª fase (NPG2): somam-se as notas padronizadas em cada disciplina e divide-se o resultado por 11.
Como determinar a nota final
Determina-se a Nota Final de cada candidato, tendo por base as notas padronizadas gerais, somando NPG1 e NPG2 e dividindo-se a soma por 2. As notas obtidas em cada uma das fases assim como a nota final do candidato serão expressas até a segunda casa decimal, arredondando-se o número da terceira casa decimal para cima, se este for igual ou superior a 5 (cinco) e para baixo, se for menor que 5 (cinco). Para os cálculos de médias e desvios-padrão serão considerados apenas os candidatos presentes na 2ª fase.
As notas brutas não têm caráter classificatório. Os candidatos concorrentes aos cursos de Artes Visuais, de Dança, de Música e de Teatro terão a nota final no certame obtida da Média Aritmética (MA) das notas padronizadas obtidas nas duas fases (NPG1 e NPG2), e a 3ª nota padronizada correspondente ao Exame de Habilidades.
CLASSIFICAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Os candidatos serão classificados por curso de opção, até o limite de vagas, em ordem decrescente dos pontos obtidos. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios:
1) maior nota padronizada em Redação (1ª Fase);
2) maior nota padronizada em Língua Portuguesa na 2ª Fase
3) maior nota padronizada em Matemática na 2ª Fase
4) idade: será classificado o candidato de maior idade cronológica.


Publicado originalmente em: Critérios da prova do vestibular UFPA 2012 | Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui
Under Creative Commons License: Attribution

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010