Páginas

Como usar a nota do Enem

29 de nov. de 2011

Como usar a nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usada para ingresso em várias instituições de ensino superior em todo o País. No Pará, todas as instituições da rede federal incluíram o exame em seus processos seletivos – algumas integralmente e outras como parte da nota geral dos vestibulares.
Mas, vale lembrar que, através da nota do Enem, os estudantes estão aptos para disputar vagas em qualquer universidade que utiliza o exame como forma de ingresso.

Vagas pelo Sisu

As universidades públicas que aderem ao Enem como fase única – seja com todas as vagas ou parte delas – participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta e os processos de seleção.

Inscrições em janeiro – De posse da nota, o candidato pode se inscrever em diferentes instituições,
avaliando qual é a sua chance de ser aprovado a partir das notas de corte divulgadas. O total de vagas que serão oferecidas no Sisu para o primeiro semestre de 2012 só será divulgado em janeiro, quando o sistema deve entrar no ar.
Até o momento mais de 40 universidades federais e centros tecnológicos já confirmaram adesão ao Sisu para o preenchimento de vagas para o primeiro semestre de 2012. Entre eles estão o Instituto Federal do Pará (IFPA), que usa o Sisu como única forma de ingresso aos cursos superiores.
A novidade deste ano é a adesão da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que irá preencher 30% das vagas pelo Sisu (somente para os cursos de Capitão Poço, Parauapebas e Paragominas).

CONFIRA COMO A NOTA DO ENEM PODE SER USADA
Universidade Federal do Pará (UFPA)
A nota é utilizada em substituição à primeira fase do processo seletivo da UFPA. O desempenho dos candidatos será construído com base nas Notas Gerais (NG) obtidas nas duas fases do concurso: Enem 2011 (1ª Fase) e Prova Objetiva da UFPA (2ª Fase).
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
A nota do Enem corresponde a 1ª fase do Processo Seletivo 2012, incluindo a Redação, com peso de 30%. Em 2012 também irá preencher vagas através do Sisu.
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Usa somente a nota do Enem.
Instituto Federal do Pará (IFPA)
A instituição utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os estudantes são selecionados com base na nota do Enem em três chamadas subsequentes.
Instituições privadas
Algumas faculdades e universidades utilizam a nota do Enem para substituir a prova. Para saber se a instituição utiliza o Enem consulte o edital antes de se inscrever. A nota do Enem também é utilizada para obter bolsas de estudo através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
PARA QUE SERVE O ENEM?

As informações obtidas a partir das notas do exame, segundo o edital do Enem 2011, serão utilizadas da seguinte forma:
- Compor a avaliação de medição da qualidade do ensino médio no país;
- A implementação de políticas públicas;
- A criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio;
- O desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira, entre outros;
- O estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais;
- A constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.
Texto: Vestibular no Pará, com informações da Agência Brasil


Publicado originalmente em: Como usar a nota do Enem | Vestibular no Pará | você passa primeiro aqui
Under Creative Commons License: Attribution

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010