Páginas

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

19 de mai. de 2010

O prazo para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro foi prorrogado até o dia 7 de junho. A data de encerramento seria a próxima sexta, 14 de maio.
Até a manhã desta quinta (13), mais de 44 mil escolas estavam inscritas -- ou seja 36% do total de estabelecimentos das redes públicas. Segundo a organização  da competição, todas as 27 redes estaduais já estão cadastradas para participar. Dentre os sistemas municipais, 89% já aderiram, o que significa participação de 4.939 municípios.

O tema desse ano será "O Lugar onde vivo". A proposta é que o aluno resgate histórias, aprofunde o conhecimento da sua realidade e estreite vínculos com a comunidade.

O UOL Educação organizou dicas de leituras  para auxiliar alunos e professores nos estudos para a competição. Veja também os textos vencedores  da primeira edição do evento.

Inscrições

A inscrição é gratuita e o diretor da escola deve estar ciente da participação do docente. O professor poderá se inscrever, em quantas categorias desejar e em mais de uma escola, de acordo com o ano escolar de seus alunos:

•Poemas – 5º e 6º anos/ 4ª e 5ª séries do ensino fundamental;
•memórias – 7º e 8º anos/ 6ª e 7ª séries do ensino fundamental;
•crônicas – 9º ano/ 8ª série do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio;
•artigos de opinião – 2º e 3º anos do ensino médio.


Na primeira etapa, todas as escolas públicas receberão a coleção da olimpíada, enviada pelo MEC (Ministério da Educação). Com o material em mãos, os professores deverão desenvolver, em sala de aula, as oficinas propostas. O período de realização das oficinas em sala de aula é de 2 meses.

A olimpíada será realizada em cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Veja como funcionará cada uma dessas etapas e as respectivas premiações no regulamento.

Os semifinalistas, finalistas e vencedores serão anunciados em eventos que ocorrerão durante o ano de 2010 em datas, locais e horários a ser informados no endereço eletrônico http://www.escrevendoofuturo.org.br/.

O programa, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social, foi adotado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2007 e transformado em política pública. Esse ano, a meta do concurso é atingir 9 milhões de estudantes de 80 mil escolas públicas de todo o País. A primeira edição, realizada em 2008, conseguiu envolver 6 milhões de alunos.
Fonte: UOL Educação
Em: 13/05/2010

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010