Páginas

COMO FAZER UM BLOG

10 de mai. de 2010

- QUER FAZER UM BLOG E AINDA NÃO SABE POR ONDE INICIAR?      

Então leia este post.          
Em minhas navegandanças pela blogsfera atrás de informações sobre como montar um blog, encontrei várias páginas com artigos interessantes e úteis que ajudaram bastante com dicas, tutoriais e conselhos sobre como montar um blog de qualidade, no entanto quero destacar alguns que foram e ainda estão sendo cruciais na formatação do Blog@ndo.
1. No quesito blogs educacionais, encontrei o blog do Prof. Eric, vencedor do 2º concurso de blogs do NTE Belém,  http://ericsiq.blogspot.com/,  foi lá que, através de um contato feito, obtive minhas primeiras informações sobre como fazer um projeto de sala de informática e montar um blog.
2. No blog da Ariane, http://templatesparanovoblogger.blogspot.com/ ,  descobri o template que estou usando e todas as informações iniciais para publicá-lo e customizá-lo de acordo com minhas preferências, além de uma centena de outras dicas sobre blog.
3. No ferramentas blog, http://www.ferramentasblog.com/,  acessei artigos importantes sobre como escrever posts, colocar gadgets e elementos de página e conheci o E-book Blogar: O Processo de criação de Blogs, a venda na página.
4. Por fim acessei o http://blosque.com/,  da Nospheratt, onde conheci e fiz o download de um dos mais completos guias sobre produção de blog da internet: o Bê-a-Blog http://blosque.com/2008/08/be-a-blog-download-gratis-blogs-pelados-e-sem-roupa-de-gratis.html
            São 120 dicas, divididas em 08 seções: 1 - Começando a Blogar ,2 - Design, 3- Conteúdo, 4- Comportamento, 5 - Divulgação, 6 - Networking , 7 - Monetização, 8 - Miscelânea. Sem dúvida um dois guias mais completo e de leitura indispensável.

          Sou novo no mundo blog, ainda tenho muita coisa para aprender até conseguir solidificar minha atuação na blogsfera, mas espero, com esse post, estar contribuindo para quem ainda vai começar e precisa, como eu precisei, de ajuda para encarar essa nova experiência.

         Leia  com atenção e tire o que for melhor para a produção de seu Blog.

2 comentários:

Josete disse...

Oi Prof. Gilberto!
Gostei da idéia de postar sobre o "como fazer um blog"!
Há muito professor interessando... E para quem é pesquisador e gosta de novidade, certamente irá aproveitar. Parabéns!
Josete

Gilberto Ulissys disse...

Josete!

Ajudar a construir uma blogosfera educacional cada vez maior e melhor, deve ser um dos nossos objetivos.

Obrigado!

Gilberto Ulissys

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010