Páginas

Portfólio - História e Memória no Curso e-ProInfo

20 de dez de 2011

          Portfólio - História e Memória no Curso e-ProInfo
Meu nome é Gilberto Ulissys Bitencourt Xavier, sou formado em letras com habilitação em língua portuguesa e especialização em língua portuguesa numa abordagem textual, ambos cursados na UFPA. Sou professor com passagem pelo ensino fundamental, administração escolar e atualmente exercendo atividades na Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Antonio de Castro – MAC, ministrando as disciplinas língua portuguesa e redação.
Ao iniciar o curso, minhas motivações a participar desta Formação ProInfo era aprendizagem de elementos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação, a fim de melhorar minha metodologia e prática docente, com a adoção de tais ferramentas para me auxiliar no dia-a-dia da escola.
Na primeira etapa do curso, o estudo sobre os componentes do computador, sobre o sistema operacional Linux foram de muita importância para acrescentar ao conhecimento prévio que já tinha a respeito do mesmo. O estudo sobre o sistema operacional anteriormente citado significou a possibilidade de utilizar tais ferramentas com nossos alunos, através de atividades diferenciadas, já que é este o sistema presente na escola em que trabalho, mas que faltava a formação e conhecimento sobre as inúmeras ferramentas que ele apresenta e, que pode auxiliar no desenvolvimento de atividades dinâmicas, interativas e significativas.
Ainda na primeira etapa, vale ressaltar que os fóruns e atividades propostas, textos e vídeos disponibilizados favoreceram a discussão e reflexão sobre nosso papel como educador nesta sociedade tecnológica, do conhecimento, dos riscos e benefícios da utilização de tais ferramentas, do desafio em buscar e adotar metodologias inovadoras e significativas que integrem as mais diversas tecnologias no cotidiano escolar.
Assim, o conhecimento construído nesta etapa, me preparou para a etapa 2. De posse de tais reflexões, entramos na parte mais prática, onde abordamos os elementos disponíveis na internet, como Wikipédia, os hipertextos, utilização de blogs como recurso educativo, elaboração de projetos. Vale ressaltar que a entrevista do professor Dr.Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia nos propiciou uma reflexão sobre a escola enquanto articuladora e organizadora do conhecimento, para que o aluno entenda de forma significativa o conteúdo abordado e consiga fazer pontes com outras disciplinas.
Essa formação está sendo muito importante para que eu possa atualizar meus conhecimentos e melhorar minha pratica educativa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010