Páginas

Redação 3: Propostas para Produção de Texto

1 de out. de 2010

Posto mais duas propostas de produção de texto com temas bastante discutidos ultimamente e interessantes para exercitar a escrita de textos.




Proposta:


- O que você pensa da proibição à prática do castigo físico?


O projeto de lei que proíbe, no Brasil, o uso de qualquer forma de punição física como medida educativa segue uma tendência mundial. Essa é uma tentativa de defender os menores de idade das violências provocadas justamente pelos adultos que os deveriam proteger. Mas isso tem gerado muita discussão: o governo tem direito de intervir na forma como os pais educam os filhos? Isso não irá comprometer a autoridade dos pais e, consequentemente, a formação dessas crianças? A lei é a melhor forma de lidar com os casos de agressão familiar? O governo dispõe de recursos para vistoriar o cumprimento dessa lei? Com base nos textos de apoio e em outras informações de que você disponha, elabore uma dissertação defendendo um ponto de vista sobre o projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico.

ELABORE UMA DISSERTAÇÃO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR:

Governo quer proibir pais de dar palmada em crianças

São Paulo - Pais, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade. Um projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico será assinado amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para marcar os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A medida visa garantir o direito de uma criança ou jovem de ser educado sem o uso de castigos corporais ou "tratamento cruel e degradante". Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais. Com o projeto, o artigo 18 passa a definir "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente". Para os infratores, as penas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família e orientação psicológica.
"A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes - na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural", diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira. Segundo ela, "1/3 das denúncias no Disque 100 refere-se à violência doméstica, seja na forma de negligência ou de maus tratos".
[UOL Educação]

Código Civil

A palmada não é uma prática recente. Podemos encontrar na Bíblia (Provérbios 23:13-14) versículos como: "Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (versão NVI). Porém, como todos sabem, vivemos em um Estado laico e, sendo assim, as regras da Bíblia não têm valor civil ou criminal. Mas a lei dos homens prevê algo semelhante, senão vejamos:

Código Civil:

Art. 1.638. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que:

I - castigar imoderadamente o filho;

Código Penal:

Art. 136 - Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:
 Pena - detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

1º - Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:
Pena - reclusão, de um a quatro anos.

2º - Se resulta a morte:
Pena - reclusão, de quatro a doze anos.

3º - Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos:
Pela simples leitura dos dispositivos legais, percebemos claramente que castigar um filho é um direito dos pais, desde que o façam de forma moderada. Abusar deste direito incorre em sanções civis (perda do poder familiar) e penais (conforme previsto no Art. 136 do Código Penal).
[ Rafael Felício Jr/ Advogado e Consultor Jurídico]

Brasileiros são contra lei que proíbe palmadas

A maioria dos brasileiros é contra o projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico em crianças. O texto, enviado no início do mês (julho de 2010) ao Congresso, estabelece que pais, professores e cuidadores de menores em geral ficam proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade. De acordo com uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 54% dos entrevistados são contra as medidas, enquanto 36% aprovam as mudanças.
Segundo o levantamento do Datafolha publicado na edição desta segunda do jornal "Folha de S. Paulo", 74% dos homens entrevistados admitiram ter apanhado dos pais quando criança, ante 69% das mulheres. Ao todo, 72% dos brasileiros sofreram algum tipo de castigo físico - 16% deles disseram que costumavam apanhar sempre. A pesquisa mostra, ainda, que as mães costumam bater mais nos filhos do que os pais: 69% contra 44%. O levantamento ouviu 10.905 pessoas entre os dias 20 e 22 de julho.
[Veja]

O governo

Durante a solenidade de assinatura, o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, disse que o alvo principal do projeto não é o "beliscão ou palmadinha", mas casos como de Isabela Nardoni, menina que morreu após cair de um prédio em São Paulo e cujos pais foram condenados pelo crime. Lula, que falou depois, discordou de Vannuchi e disse que beliscão "dói pra cacete".


"O Paulinho (Vannuchi) falou duas vezes em beliscão, mas beliscão dói prá cacete, Paulinho. Me considero uma criança abençoada porque não lembro da minha mãe ter batido num filho. O máximo que ela fazia às vezes era, cinco homens deitado numa cama, ela vinha com chinelo e a gente esticava o cobertor e fingia que tava doendo. Depois, a gente começava a rir. O meu pai, vocês viram no filme ("Lula, o filho do Brasil") era um homem bruto, mas nunca apanhei do meu pai. Também nunca bati nos meus filhos", disse Lula.
[Diário de Pernambuco]

Folha.com

Para Rosely Sayão, lei que proíbe palmadas é invasão do Estado na vida privada

A psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, colunista da Folha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (29) sobre o projeto da lei que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças e adolescentes.
Para Rosely Sayão, o projeto que altera a lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, vetando o uso de castigos físicos e tratamentos cruéis na educação infantil, mostram a invasão do Estado na vida privada.
"Acho isso muito perigoso. Hoje podemos ser contra a palmada --eu sou-- mas amanhã, sabe-se lá o que pode ser transformado em lei?", disse a colunista da Folha durante o bate-papo.

[Folha.com]

Observações:
• Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
• Deve ter uma estrutura dissertativa;
• Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
• A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
• Não deixe de dar um título a sua redação;

Elaboração da Proposta
Sueli de Britto Salles, especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

13 comentários:

Anônimo disse...

A nova lei da palmadinha, na minha opinião é mais um bom trabalho feito para acabar com a violência com crianças.Hoje em dia são muitos os casos de professores,empregados domésticos,mães e pais maltratam crianças.Eu sou afavor dessa lei, porque ajudam as crianças a conhecer um outro mundo,um mundo sem violência.Eu por exemplo já conheci muitos casos de pessoas que na infância apanhavam e hoje em dia tem uma conturbada no mundo das drogas. ALUNA: Elenilza de Jesus Souza 3 ano "A" Tarde

Anônimo disse...

Eu sou contra,pois os pais devem educar e conversar para que o filho aprenda como ele deve agir em certas situações, se caso ele não obedecer certamente os pais darão conselho chamaram atenção e darão exemplos de crianças que vivem isoladas devido a grande quantidade que apanham de seus pais, sem contar nas revoltas que elas sentem. Portanto devemos educar e não bater.

suianne lourinho
3°a tarde

Anônimo disse...

A lei da palmadinha vem dando muito o que falar, pois muitos são contra e muitos á favor,eu particularmente sou contra, porque muitas crianças só se acalmam depois de levarem algumas palmadas.Vem da consciência dos pais saberem aplicar o castigo de acordo com a gravidade do ato de seu filho,eu acredito que os pais deveriam ser punidos por castigos excessivos,não por palmadinhas de vez em quando.Já a palmadinha pedagógica eu sou contra, porque as crianças vão à escola para estudar não para apanhar dos professores ou cordenadores, muitos não levam palmadinhas em casa fazem o que querem na rua e acabam apanhando de polícia ou até mesmo de outros



Francilene Sousa da Graça 3º ano "A"

Anônimo disse...

Na minha opinião as pessoas que são a favor da lei contra beliscoẽs e palmadas,já sofreram alguma agressão física ou psícologica.Portanto querem dar aos seus filhos uma educação diferenciada da sua.
Outros são contra pois afirmam que se não fosse algumas palmadas não sabem que rumo poderiam ter ingressado.
Acho que palmadas as vezes serve como punição por alguns atos insertos, desde de que seja de uma forma não tão agressiva como temos presenciado em nosso país: Crianças são agredidas pelos pais?.Sim!.Mas nem todos os pais castigam seus filhos com tanta crueldade.Por isso sou contra essa lei,não concordo que o estado ou qualquer lei que seja diga a maneira e forma que eu devo educar meus filhos .
aluno:EZEQUIAS VILHENA GOMES JUNIOR.

Anônimo disse...

Eu sou contra a lei da palmadinha.Em algumas coisas erradas devemos dar uma palmadinha.As crianças começam a desrespeitar os pais e dai começam a roubar, matar e assim vai começando a violência infantil.Alguns pais apoiam o que o seus filhos fazem então, vamos quando chamamos para conversar alguns fingem que escutam e outros não. ALUNA:Bernadete Diniz Pereira 3 ano "A" Tarde

Anônimo disse...

Eu sou a favor porque, os pais devem conversar primeiro com seus filhos ai se a criança não obedecer e preciso dar algumas palmadinhas, mais não e quela coisa de espancar a criança, porque também a agressão não leva a nada, e com essa lei algumas crianças ameaçam os pais dizem se bater ele vai denuciar ai a criança q ue pintar e bordar com os pais por isso eu sou a favor!!!!!!!!!!!!!!!!!


Aluna: Dayane Turma: 3 "A"

Anônimo disse...

Hoje em dia,o nosso país tem um índice de violência muito grande,pessoas matando,assaltando um ao outro.A maioria das pessoas que fazem isso são jovens,pessoas que na infância ou até mesmo na adolescência,não tiveram apoio dos pais para não seguirem esse caminho.
Se todos os pais,tivessem repreendidos seus filhos na infância ou na adolescência,o mundo não estava desse jeito:um matando ao outro.Os jovens de hoje bebem,fumam,usam drogas,assaltam e até mesmo matam,tudo porque no passado seus pais não lhe ensinaram a viver a vida do jeito que é pra viver.
Portanto,eu sou a favor que os pais dê palmadas em seus filhos,pois quem sabe assim,ficam repreendidos e não entram pro mal caminho,e o nosso país se torne um país de paz,que um possa respeitar ao outro.

Aluna:Ana Maria Barbosa dos Santos
Turma:3 "A"

Anônimo disse...

Eu sou a favor desse projeto que de defende as criança e os adolescente de maus tratos.para nós sermos educados não precisa de beliscoẽs e palmadas.Mas tem muitas crianças que não respeitam os pais elas começam a fumar, matar, roubar.Vem acontecendo muitos casos em escolas meninos fumando dentro da escola , quando as maẽs chamam a atenção deles eles acham ruim e agem de forma agreciva.
ALUNA:FLÁVIA LOBATO DE ALFAIA
3º "A" TARDE

Anônimo disse...

Sabemos que nosso país apresenta altos indices de violência,sendo que alguns atos levaram crianças e adolescentes inocentes até a morte.
A lei que foi aprovada no Brasil,em que é proibido algum tipo de correção física de certa forma não é a solução para esses problemas.
Por outro lado,muitos pais acreditam que com essa lei, sua autoridade e reduzida á nada é esse não e o melhor caminho para se tratar desse assunto.
Na minha opinião a lei só deveria valer para quem utilizasse maus tratos que são negligentes e abusivos perante a sociedade.
Sou contra quem maltrata,pois um palmada é uma forma de repreensão e em relação à palmadas o governo não deveria intervir, sendo que cada pai e mãe em sua sã consciência sabe que devido a certas circunstancias e necessário uma vez ou outra uma palmadinha.

Aluna: Regislane Gonçalves 3A Tarde

Anônimo disse...

A lei da palmadinha,sou totalmente contra.Pois não é com esse método que as crianças tem um bom aprendizado como todos dizem violência atrai violência.
Essa lei vem para proteger as crianças dos maus tratos ,da violência aos menores.
As crianças so fazem nas ruas o que aprendem nas suas casa ,pois o que voçe faz em casa e a pessoa que voçe é nas ruas....



Aluna:Bruna Lobato 3ª"A"Tarde

Anônimo disse...

A partir dos conhecimentos adquiridos a respeito da lei da palmadinha eu sou completamente de acordo por acreditar que uma boa conversa resouve tudo.hoje se tornou visivel as crianças serem praticamenmte espancadas pelas pessoas que lhe deveriam dar carinho,a maioria dos jovens e adolescentes que hoje praticam algum tipo de violência foram criados de forma errada onde muitas vezes foram vitimas de maus tratos e com isso sendo ensinados a ressolver tudo com porrada.A criança que ver dentro de casa a pratica da violência concerteza é isso que elas vão praticar,mas se dentro do lar familiar elas encontrão paz e amor é isso que elas vão tranmitir as pessoas.contudo toda criamça tem o direito de nascer em um lar que lhe proporcione paz e acima de tudo seja amada.uma criança só respeita seus pais quando ela é tratada com respeito e não bate ao inves de conversar e explicar o certo e o errado o que pode e o que não pode.todo pai tem responsabilibabe pelos seus filhos e é eles muitas vezes que norteiam o futuro de seus filhos.conversar sim bater não.


CARLOS ALBERTO PINHEIRO GONÇALVÊS

Anônimo disse...

Eu sou contra porque os pais educam mais muitas das vezes os filhos merecem apanhar não mais deixar marcas no corpo pois muitas vezes isso pode gerà odio e entâo ser mais agressivo, em muitos casos uma conversa basta isso depende do conviveo familiar se ele for criado com uma boa educaçâo ele jamais vai dar problemas mais tem que ser pais participativos na vida dos filhos


Abigaelli Farias Dos Santos

3ºano"A"

Anônimo disse...

hoje em dia nos deparamos com situações absurdas,entre familia,filhos que usam drogas roubam para o vício,pais que expangão filhos.Um certo dia lir um jornal onde dizia que;Deputado e a favor da lei,em pais dar palmadas em seus filhos,pois com certeza adolescentes apresentam conciênsia de seus atos,pais castigam seus filhos por algum motivo dizia um certo deputado;
A familia em geral, principalmente a mãe e quem mais castiga seu filho as vezes sem motivo concretos;por não querer ir a escola,não querer tomar banho,ou a mãe que ir em algum lugar e não quer que o filho vá.Então existem vários motivos que pais colocam para maltratar seus filhos.A criança quando são espancadas,crescem com medo querendo discontar em todos,choram a toa.
Acho que se hoje adolescente roubam,são agressivos e porque no passado receberam castigos violentos provocado pelos adultos,pais que largarão seus filhos,não se preocuparão com sua educação na escola,o que andarão fazendo com seus amigos.Enfim,sou a favor da lei em proibir castigar criançãs de forma violenta devem senta e conversar com seu filho para que no futuro seja uma boa pessoa.E deve ser punido pessoas que machucam crianças inofensivas.
Márcia Cristina Pinheiro Gonçalves. turma;3º A tarde.

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010