Páginas

O Início

22 de mar de 2010

A ideia de iniciar um projeto na área da tecnologia aplicada a educação partiu da inquietação ( própria do ser humano) diante das dificuldades e das necessidades enfrentadas ou vivenciadas no dia-a-dia dentro do ambiente escolar. Nasce da frustração, da tristeza  em ver a grande disparidade que há entre teoria e prática.
     Não há uma relação concreta entre o aprendizado acadêmico e a realidade do ambiente escolar, entre as práticas estudadas na universidade e as necessárias para a correta utilização dos espaços pedagógicos (laboratórios multidisciplinar, de informática, bibliotecas e salas de vídeo)  presentes hoje nas escolas. Além do mais, essa problemática é reforçada pela falta de politicas publicas voltadas para o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas nas áreas de planejamento, treinamento e educação continuada, e por vezes quando existem, a problemática é pautada pela total falta de interesse de boa parte dos profissionais em conhecer novas formas trabalho e de contribuir com o processo de ensino aprendizagem mais significativo.
     O Blog@ndo, nasce com o objetivo de ampliar de forma significativa  o uso do laboratório de informática nas atividades escolares, promovendo  o uso das TICs no ambiente escolar, visando o desenvolvimento e utilização de blogs no processo de informação, comunicação, interação e aprendizagem, oportunizando aos alunos e a toda comunidade escolar mais um instrumento pedagógico auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem.
     Ao iniciarmos este projeto, só temos uma certeza: a de que estamos iniciando algo novo, que nos levará por caminhos conhecidos e desconhecidos, mas que certamente durante o percurso tentaremos deixar nossa contribuição para uma educação mais significativa, que  renderá bons frutos para todos que participarem de alguma forma desta empreitada. Feito isto dormiremos tranquilos com a certeza final: fizemos a nossa parte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gilberto,
Muito bom o texto, reflete a realidade da maioria das escola publicas do Brasil.

Parabéns!

Suely Aymone disse...

Oi, Gilberto!

Bem-vindo à blogosfera!

Como tu, sou professora de língua e literatura e aprendiz de blogueira!

Tenho desenvolvido alguns projetos com @s alun@s do curso normal em nível médio em que usamos ferramentas da web...

Mas trazer as TIC para a escola, como instrumentos de produção de conhecimento, não é fácil! É um desafio e tanto!

Em geral, noss@s colegas ficam meio receosos... mas a gurizada, em seguida, adere e faz belezuras!!!

Abraços!

Gilberto Ulissys disse...

Oi, prof. Suely!

Fico feliz em fazer parte da blogosfera e poder contribuir com o trabalho webeducativo.

Sei que enfrentarei muitas pedras no percurso, no entanto trabalharei duro para ultrapassá-las, sempre contando com o apoio de todos que fazem parte desse trabalho.

Agradeço o comentário e conto com seu apoio na troca de experiências...

Abraços!

Postar um comentário

 
Blog@ndo | by TNB ©2010